Instituição

Ao longo da sua história, o Hospital Ortopédico de Passo Fundo – RS (HO) vem se modernizando e buscando a contínua excelência em qualidade por meio de práticas que favoreçam o bem estar da população. Ao agregar profissionais qualificados no atendimento ortopédico e traumatológico, além de modernos recursos tecnológicos, a instituição vem conquistando importantes índices de satisfação entre clientes, colaboradores e comunidade. A ética e integridade profissional, aliadas ao aprimoramento científico constante de sua equipe, fazem com que o Hospital Ortopédico se mantenha como uma referência em Ortopedia e Traumatologia no sul do país. É importante ressaltar que a equipe do Hospital Ortopédico de Passo Fundo – RS (HO) é dividida em diferentes especialidades ortopédicas, tornando o atendimento médico mais qualificado e eficaz.

Histórico

O Hospital Ortopédico de Passo Fundo ? RS (HO) é um sonho antigo de uma equipe de profissionais que dedica-se a mais de quatro décadas para o ensino, pesquisa e trabalho árduo na especialidade de Ortopedia e Traumatologia.
Em março de 1970, foi fundado o Pronto Socorro de Fraturas, com o objetivo, explícito no nome da marca, de prestar pronto atendimento traumatológico a toda comunidade. Curiosamente, este foi o ano de início da Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo. Iniciava-se, assim, uma trajetória vitoriosa com a marca do pioneirismo.A primeira sede, localizava-se na rua Independência 566, e seus médicos fundadores foram o MD Carlos R. Leal e MD Gaston Endres.

Em 1974 a equipe médica e de colaboradores aumentou, pois a comunidade e região procuravam o serviço ortopédico especializado de forma crescente. Desta forma, o Pronto Socorro de Fraturas investiu em uma nova sede, mais ampla e moderna, localizada na Av. Brasil 76, o famoso ?Castelinho? , local onde foi introduzido um moderno e inovador atendimento 24 horas em casos de trauma.

O Pronto Socorro de Fraturas continuou a crescer e, por isso, em 1978, a clínica necessitou de nova expansão, sendo transferida para a Rua Paissandu 928.
Neste mesmo ano, seguindo sua tradição pioneira e com vocação para a área de ensino, introduziu o primeiro Serviço de Residência Médica fora das capitais, no sul do Brasil. Além disso, a
Instituição colabora, desde a fundação da Faculdade de Medicina da UPF, com ensino e treinamento dos alunos, oferecendo gratuitamente suas instalações para as aulas da disciplina de Ortopedia e Traumatologia. Em 1979, em mais uma atitude inovadora e objetivando sempre o atendimento de alta qualificação, o grupo passou a dividir-se em áreas específicas de atuação, dentro da especialidade de Ortopedia e Traumatologia.

Para consolidar-se como instituição pioneira no seu ramo de atuação, foi criado, em 1980, o Centro de Estudos Ortopédicos de Passo Fundo (CEOP), que foi estruturado com o objetivo de organizar e fomentar a Residência Médica e todas as áreas voltadas para o ensino e estudo das patologias ortopédicas e traumatológicas.
Objetivando qualificar ainda mais os serviços médicos, o Pronto Socorro de Fraturas, em parceria com o Hospital São Vicente de Paulo, inaugurou, em 1982, o Banco de Tecidos Músculo-Esqueléticos. Este feito permitiu à realização de procedimentos cirúrgicos ortopédicos e traumatológicos altamente complexos, em áreas de falhas ósseas graves.

Desta forma, Passo Fundo consolidou-se como referência nacional em Ortopedia e Traumatologia. Em reconhecimento às atividades desenvolvidas desde sua fundação, a comunidade passo-fundense concedeu ao Pronto Socorro de Fraturas, em 1985, o título de utilidade pública municipal.
Com o objetivo de propagar, pelo estado, o constante aperfeiçoamento ortopédico e traumatológico, além de aproximar os profissionais que se dedicavam a esta especialidade no sul do Brasil, o Pronto Socorro de Fraturas organizou, em 1987, a I Jornada de Ortopedia e Traumatologia do Planalto Médio.

Em 1998 foi organizado o I Congresso Gaúcho de Ortopedia e Traumatologia, o qual contou com a presença de 700 participantes.
Sempre pensando no bem estar e na qualidade do atendimento Ortopédico e Traumatológico da comunidade, o Serviço, em 1994, foi agraciado pelo Ministério da Ação Social com o certificado de Entidade de Fins Filantrópicos. Em 1996, foi declarado Entidade de Utilidade Pública Federal, com os direitos e deveres inerentes à graduação.
Em 2002, na busca do aperfeiçoamento constante e procedimentos inovadores na área de Ortopedia e Traumatologia, a equipe do Pronto Socorro de Fraturas realizou o primeiro transplante de menisco do Brasil.

Em março de 2007, o Pronto Socorro de Fraturas inaugurou sua nova sede, localizada na Av. 7 de Setembro, 817, contando com uma moderna estrutura clínico-hospitalar.
As consultas com horário marcado e a demanda ortopédica crescente ao longo das quatro décadas de trabalho, descaracterizaram o significado inicial da marca Pronto Socorro de Fraturas. Com a estrutura clínico-hospitalar apresentada, a sede da Instituição, voltada para o atendimento de pacientes particulares e diversos convênios, passou a chamar-se, em 2009, Hospital Ortopédico de Passo Fundo (HO). A marca Pronto Socorro de Fraturas foi mantida apenas na sede voltada para o atendimento do SUS situada na Rua Carlos Cavaco.

Este crescimento ?step by step?, gradual e planejado, tem ocorrido há quatro décadas, visando sempre propiciar atendimento ortopédico e traumatológico de excelência.

Missão
Proporcionar Assistência Médica especializada em Ortopedia e Traumatologia com padrões de excelência e resolutibilidade para a satisfação do nosso paciente.
Evolução da Marca
Em março de 1970, foi fundado o Pronto Socorro de Fraturas, com o objetivo, explícito no nome da marca, de prestar pronto atendimento traumatológico a toda comunidade. Com o aumento da demanda no atendimento, o grupo de médicos gradativamente aumentou e a sede da instituição mudou de endereço quatro vezes, objetivando aumentar sua área física e propiciar sempre maior comodidade e novos serviços para a população.

No decorrer da década de 80, quando os médicos já se direcionavam para o atendimento por áreas de atuação (coluna, quadril, joelho, etc.) e os recursos tecnológicos permitiram diagnósticos precisos de várias patologias ortopédicas, que anteriormente não eram diagnosticadas e/ou tratadas de forma criteriosa, o atendimento ortopédico da clínica passou a superar o traumatológico. As consultas com horário marcado e a demanda ortopédica crescente ao longo das quase quatro décadas de trabalho, descaracterizaram o significado inicial da marca Pronto Socorro de Fraturas. Após a mudança da sede da Instituição para a Av. 7 de Setembro, 817, diferentes setores da clínica têm sido ativados.

Este crescimento ?step by step?, gradual e planejado, é realizado de acordo com as necessidades da região, visando sempre propiciar atendimento ortopédico e traumatológico de excelência. Com a estrutura clínico-hospitalar apresentada, a sede da Instituição, voltada para o atendimento de pacientes particulares e diversos convênios, passou a chamar-se, em 2009, Hospital Ortopédico (HO). A marca Pronto Socorro de Fraturas foi mantida apenas na sede voltada para o atendimento do SUS situada na Rua Carlos Cavaco. O HO é um sonho antigo de uma equipe de profissionais que dedica-se há quatro décadas para o ensino, pesquisa e trabalho árduo na especialidade de Ortopedia e Traumatologia.

O sonho tornou-se realidade e o orgulho de possuir uma estrutura clínico-hospitalar voltada apenas para o atendimento ortopédico e traumatológico de ponta é fruto de todo o esforço realizado.

ConsultasExamesEndereço

BLOG Acompanhe nossas notícias também por e-mail

Cadatre-se

 

Ranking do Processo Seletivo para Treinamento de R4 em Cirurgia do Quadril HOPF 2019

1º lugar: Mario Augusto de Souza Dias Lopes 2º lugar: Gabriel da Cunha Antunes 3º lugar: Marcelo Baggio 4º lugar: Rafael Ruthes Barbosa

Continue lendo →

Edital de Inscrição para Treinamento Pós-Residência Médica (R4) no Hospital Ortopédico de Passo Fundo (HO) – 2019

Estão abertas as inscrições para Treinamento Pós-Residência Médica (R4), no HO, em 2019, nas seguintes áreas de atuação: Coluna (01 vaga) Joelho (01 vaga) Ombro (02 vagas) Quadril (01 vaga) Documentos necessários para a inscrição (encaminhados via e-mail para ensino@hopf.med.br):   Currículo (com histórico de…

Continue lendo →

PEC da Coluna HO 26 e 27 de Outubro

Continue lendo →

Grupo do Quadril do HO palestra na JOPPAQ/2018

A cidade de Ribeirão Preto/SP foi palco da Jornada Paulista de Patologia do Quadril (JOPPAQ) de 2018. O evento ocorreu nos dias 26 a 29 de Setembro, e contou com palestrantes internacionais de renome: MD Dean Matsuda (EUA), MD Michael Leunig (Suíça), e MD Pietro…

Continue lendo →

HOPF participa do 14o Curso de Cirurgia Avançada do Quadril, São Paulo/SP

O Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês, São Paulo/SP, foi sede do 14o Curso de Cirurgia Avançada do Quadril. O evento, organizado pelos MDs. Sergio Rudelli e Emerson Honda (SP) contou com 5 convidados internacionais dos Estados Unidos, França, e Reino Unido; e…

Continue lendo →

Selecionados Estágio HO 2018

Informamos que a data para a reunião com os estagiários foi transferida para dia 31/08, sexta-feira, às 18h. Segue lista dos candidatos selecionados para o estágio no Ho 2018. Ana Luiza da Silva Garcia Bruna Schmitt Puhl Carlos Eduardo Bier Oro Emanuela Lando Evandro Yan…

Continue lendo →

Grupo do Quadril do HO participa do Congresso Catarinense de Ortopedia e Traumatolgia

A cidade de Florianópolis/SC foi sede do Congresso Catarinense de Ortopedia e Traumatologia, nos dias 3 e 4 de Julho de 2018, tendo sido palco de mais um encontro da Sociedade Brasileira de Quadril/Regional Sul. O Grupo do Quadril do HOPF participou do evento, tendo…

Continue lendo →

MD Bruno D. Roos participa de curso como Instrutor Associado, na Academia Americana de Artroscopia

O MD Bruno D. Roos (cirurgião de quadril do HO Passo Fundo) participou do Curso “Brazil to Chicago”, promovido pela Academia Americana de Artroscopia (AANA), como “Instrutor Associado”. O evento ocorreu nos dias 13, 14 e 15 de Julho de 2018, no prédio da Academia…

Continue lendo →

HO Passo Fundo se faz presente no Simpósio de Quadril da GEPAF/Belo Horizonte-MG

Nos dias 06 e 07 de Julho de 2018 na cidade de Belo Horizonte/MG, ocorreu o 3o Simpósio da GEPAF. O evento do grupo de estudos de quadril da capital mineira contou com convidados nacionais (RJ, RS, CE, MT, PR, SP) e pelo menos 90…

Continue lendo →

Corpo clínico do Hospital Ortopédico de Passo Fundo tem participação maciça no CGOT 2018

O corpo clínico do HO Passo Fundo participou de palestras e mesas redondas no Congresso Gaúcho de Ortopedia e Traumatologia (28 a 30 de Junho de 2018) que aconteceu em Gramado/RS. Os MDs Airton Rodrigues, Alexandre Michelin, Bruno D. Roos, Milton V. Roos, João Marcus…

Continue lendo →

Página 1 de 8 1 2 3 4 5 ... Last →