Dicas de Saúde

Dor Miofacial (Dr. Carlos R. Vargas Leal)
Dor Miofacial Dor Miofacial

  • Definição:
    Ela é definida como uma disfunção neuromuscular que causa contratura muscular. Tem como característica ser uma dor localizada e crônica em decorrência de um foco de contratura que forma um ponto endurecido na musculatura, chamado de ponto de gatilho (TRIGGER POINT). Essa dor pode irradiar-se causando muito incômodo, durante o dia e a noite.
  • Sintomas:
    O principal sintoma da dor miofacial é a presença de um ou mais pontos dolorosos (Ponto de Gatilho), que podem irradiar-se pelo trajeto muscular. Ela diferencia-se da fibromialgia, que é uma dor generalizada. As dores miofaciais são mais freqüentes em determinadas regiões do corpo, como musculatura cervical e lombar.
  • Causas Principais:
    Traumatismos, alteração biomecânica postural, estresse emocional, fadiga e movimentos repetitivos.
  • Tratamento:
    Existem várias modalidades de tratamento, como uso de analgésicos e relaxantes musculares, fisioterapia analgésica, alongamento muscular, inativação dos pontos em gatilho com anestesia local, agulhamento e terapia por ondas de choque. Está última, tem mostrado resultados consistentes em casos de dor miofacial
Pé Diabético (Dr. João Marcus do Prado)
É importante você saber.
O pé é considerado ?grau zero? quando se apresenta com pele íntegra. Pode apresentar-se como um pé já parcialmente amputado ou com deformidades flexíveis ou rígidas. O objetivo principal no pé grau zero é a profilaxia das úlceras por meio de orientação médico-educacional do paciente e seus familiares. Estes devem ser informados de que o pé deve ser considerado constantemente ?em risco? e de que algumas regras básicas devem ser seguidas:

Nunca andar descalço, mesmo dentro de casa.

Examinar o pé todos os dias, usando, se necessário, um espelho para visualizar a sola do pé. Procurar por pequenos ferimentos, arranhões, bolhas, irritações, etc.

Evitar queimaduras com banhos de água morna nos pés ou bolsas térmicas, que sempre deverão ser testadas previamente por alguém da família ou pelo próprio paciente usando a pele do cotovelo.

Cuidar das unhas do pé; corta-las reta; não arredondar os cantos e evitar ferimentos.

Não fazer ?cirurgias de banheiro? com lâminas de barbear para ressecção de calos e hiperceratoses.

Examinar os sapatos diariamente na busca de corpos estranhos como pedras, pregos, dobras de palmilha, acúmulo de talco anti-séptico na câmara anterior do calçado, etc.

Evitar calçados que tenham costuras internas, remendados e outros eventuais pontos localizados de pressão. No caso de sapatos novos, usá-los no máximo uma ou duas horas por dia até que ganhem maior flexibilidade.

Não usar meias de fios sintéticos ou com costuras ou remendos. Ao vestir o calçado, cuidar para que elas não fiquem dobradas dentro do mesmo.

Lavar bem os pés diariamente com água morna, enxugando-os bem, principalmente entre os dedos. Secá-los apenas pelo contato com a toalha, não a esfregando na pele.

Se a pele for muito seca, usar algum tipo de óleo ou creme hidratante para reter a umidade.

MD. João Marcus do Prado – Cirurgião do Pé do HO

ConsultasExamesEndereço

BLOG Acompanhe nossas notícias também por e-mail

Cadatre-se

 

PEC DO OMBRO E COTOVELO 29 E 30 DE NOVEMBRO

Continue lendo →

Edital de Inscrição para Treinamento Pós-Residência Médica (R4) no Hospital Ortopédico de Passo Fundo (HO) – 2020

Estão abertas as inscrições para Treinamento Pós-Residência Médica (R4), no HO, em 2020, nas seguintes áreas de atuação: Coluna (01 vaga) Joelho (01 vaga) Ombro (02 vagas) Quadril (01 vaga) Documentos necessários para a inscrição (encaminhados via e-mail para ensino@hopf.med.br): Currículo (com histórico de notas…

Continue lendo →

PEC da Coluna 18 e 19 de Outubro

Continue lendo →

Grupo do Quadril do HOPF representado na revista “AAOS now”.

A revista mensal da Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos (AAOS) do mês de julho denominada “AAOS now”, apresentou um artigo de cirurgia do quadril cujo título foi “Itens e questões de grande impacto em artroscopia do quadril” (“Big Impact Items and Issues in Hip Arthroscopy”)….

Continue lendo →

HOSPITAL ORTOPÉDICO DE PASSO FUNDO EDITAL PROCESSO SELETIVO 2019

  O Hospital Ortopédico de Passo Fundo (HO) faz saber aos interessados que estão abertas as inscrições de estágio para o Processo Seletivo de 2019, como segue abaixo: VAGAS: 1.1 Curso de Medicina UPF, IMED e UFFS  30 (trinta) vagas É necessário possuir carga horária…

Continue lendo →

MD Bruno D. Roos palestra no III Simpósio de Quadril e Púbis do Atleta

O MD Bruno D. Roos, membro do grupo do quadril do HO, participou como palestrante do III Simpósio de Quadril e Púbis do Atleta, que aconteceu no dia 23 de Março de 2019 na cidade do Rio de Janeiro/RJ. A grande presença de público, que…

Continue lendo →

Ranking do Processo Seletivo para Treinamento de R4 em Cirurgia do Quadril HOPF 2019

1º lugar: Mario Augusto de Souza Dias Lopes 2º lugar: Gabriel da Cunha Antunes 3º lugar: Marcelo Baggio 4º lugar: Rafael Ruthes Barbosa

Continue lendo →

Edital de Inscrição para Treinamento Pós-Residência Médica (R4) no Hospital Ortopédico de Passo Fundo (HO) – 2019

Estão abertas as inscrições para Treinamento Pós-Residência Médica (R4), no HO, em 2019, nas seguintes áreas de atuação: Coluna (01 vaga) Joelho (01 vaga) Ombro (02 vagas) Quadril (01 vaga) Documentos necessários para a inscrição (encaminhados via e-mail para ensino@hopf.med.br):   Currículo (com histórico de…

Continue lendo →

PEC da Coluna HO 26 e 27 de Outubro

Continue lendo →

Grupo do Quadril do HO palestra na JOPPAQ/2018

A cidade de Ribeirão Preto/SP foi palco da Jornada Paulista de Patologia do Quadril (JOPPAQ) de 2018. O evento ocorreu nos dias 26 a 29 de Setembro, e contou com palestrantes internacionais de renome: MD Dean Matsuda (EUA), MD Michael Leunig (Suíça), e MD Pietro…

Continue lendo →

Página 1 de 8 1 2 3 4 5 ... Last →